sexta-feira, 30 de abril de 2010

Waldemar: um líder, amigo e companheiro

São Paulo, 30 de abril de 2010.

Homenagem a um líder, amigo e companheiro

É com grande tristeza que dirijo estas palavras a todos os companheiros e companheiras do movimento sindical. Hoje perdemos um grande companheiro de luta e de ideal político, o nosso querido Waldemar Pires de Oliveira, presidente da CONTICOM-CUT. Um verdadeiro amigo e exemplo de pessoa que lutava com garra e afinco pela classe trabalhadora.

Waldemar era uma referência, um norte, no movimento sindical. O verdadeiro idealizador do PAC e a melhor maneira de prestar a devida homenagem a este grande amigo é trabalhar para continuar e fortalecer o grande trabalho iniciado por ele.

Expresso aqui os meus profundos sentimentos e sei que com o companheiro Waldemar Oliveira se vai um dos grandes ícones do movimento sindical de São Paulo e do Brasil.

Como líder sindical da Construção Civil de São Paulo, desejo exprimir o meu profundo sentimento de solidariedade humana a esposa, aos filhos e netos. Perdemos um líder que, com a sua vida, honrou o nosso Setor dentro e fora de sua base. Que dedicou ao trabalhador uma esperança de que uma sociedade justa possa ainda existir. Obrigado, companheiro, por ter nos ensinado por meio de seu exemplo de vida, a sermos e exercermos a nossa cidadania.

Com pesar,

Antonio de Sousa Ramalho
Presidente do SintraconSP

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trabalhadores da construção civil marcham em mémoria das vítimas de acidentes de trabalho

Dia 28 de abril é o dia internacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Buscando uma forma de mais uma vez homenagear a memória de tais vítimas e dos familiares das mesmas, o SintraconSP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo) realizou, em parceria com outras entidades sindicais, um ato solene em sua sede, seguido de uma passeata até o a Praça da Sé, o marco zero de São Paulo, que já foi palco de tantas outras manifestações importantes à classe trabalhadora.

A abertura do ato solene, no auditório do SintraconSP, foi iniciada com uma apresentação da orquestra do Instituto Cultural Filadélfia, onde todos os presentes ficaram em pé para ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Logo após, o presidente da Entidade, Antonio de Sousa Ramalho, iniciou os seus dizeres com um grande pesar, pois hoje se comemora um evento de conscientização de forma triste, sendo que existe um acréscimo de 20% nos números relativos aos índices de acidentes de trabalho.

Ramalho também pressiona os políticos e governantes, os quais, segundo ele, não investem quase nada na causa do acidente de trabalho e sem esta pressão tudo ficará no 'faz de conta': "Ninguém dá importância para saúde e segurança do trabalhador. Acredito que seja pelo fato desta causa não dar voto. Nenhum político se empenhou com isso até agora". O presidente do SintraconSP finaliza sua fala apresentando um péssima estatística, onde nos últimos 20 anos 90% da mão-de-obra era qualificada e em 2009 apenas 40,7%, o que pode ser um fator de risco para causar um acidente de trabalho.




Após o ato solene, deu-se início a uma passeata com aproximadamente 5 mil participantes, por cerca de 2,4 Km,  embandeirada pelo lema: "Trabalhar SIM! Adoecer NÃO", a qual partiu da sede do SintraconSP na Rua Conde de Sarzedas, 286 - Centro, seguindo pela Rua do Glicério, Elevado Costa e Silva até a alça da Av. 23 de Maio, seguindo pela Viaduto Dona Paulina e finalizando na Praça da Sé, onde foi feito um manifesto de apoio e solidariedade aos trabalhadores e familiares das vítimas.



Durante o manifesto, Ramalho discursou que a melhor maneira de preservar a saúde do trabalhador é a prevenção, pois muitas doenças, como o câncer, só se manifestam depois de anos, devido ao contato com substâncias prejudiciais, como o amianto ou a excessiva exposição ao Sol. Lembra também das lutas da classe trabalhadora  na Praça da Sé, onde o próprio presidente Lula já esteve no passado e hoje ameaça vetar o projeto das 40h semanais, empenhada pelo Deputado Paulinho, que só tem a beneficiar o trabalhador. Termina suas palavras de forma bastante exclamativa: "Queríamos comemorar este dia com a nulidade, ou pelo menos a redução dos acidentes de trabalho e não com o aumento como tem sido".

São Paulo, 28 de abril de 2010.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reinauguração da Colônia de Férias do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo

Atendendo a um convite para reinauguração da Colônia de Férias do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo, situada na cidade litorânea de Itanhaém – SP, o SintraconSP esteve presente neste evento, que foi realizado no dia 24 de abril de 2010.

Foram convidados cerca 1000 trabalhadores, sendo que 600 compareceram para prestigiar uma grande reforma de um espaço que, segundo a direção, estava com grande parte ociosa.

Na sessão solene aberta pelo presidente da Entidade, Antonio Lopes de Carvalho, o mesmo enfatizou que o lazer é uma das prioridades do trabalhador, visto que o Estado não dá todas as condições necessárias básicas, como saúde, educação e lazer, sendo assim o Sindicato tenta suprir algumas dessas necessidades.




Ao fazer uso da palavra, o presidente do SintraconSP, Antonio de Sousa Ramalho, destaca o quão importante é um espaço deste para o trabalhador, que proporciona ao mesmo uma maior qualidade de vida, procurando bem estar e lazer, junto da família, que é a coisa mais importante da vida de qualquer cidadão. Ramalho também lembra do companheiro Waldemar de Oliveira, presidente da CONTICOM-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT), que se encontra hospitalizado e foi o verdadeiro idealizador do PAC. Encerra suas palavras ressaltando a perspectiva e a luta futura: “Estamos nos aproximando de um grande momento no setor que é o da Copa de 2014, onde a meta de geração de empregos é de 1 milhão e 750 mil vagas. Precisamos neste ínterim pressionar os governantes e os patrões por mão-de-obra qualificada e melhores condições para o trabalhador”.

Também estiveram presentes, representando o SintraconSP, os dirigentes Cláudio Aureliano Moreira e Francisco de Assis Pereira de Lima.

Itanhaém, 24 de abril de 2010.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Construção Civil e a Copa de 2014

Em reunião conjunta com líderes sindicais do setor, promovido pela CONTICOM - Confederação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira, filiados à CUT, o SintraConSP marca presença com o presidente Antonio de Sousa Ramalho e a dirigente Josineide Neri. Dentre outros participantes, estavam representados, fora São Paulo, os estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Ao abrir a reunião, o diretor da CONTICOM, Wladimir "Popó", se emociona ao citar o presidente Waldemar de Oliveira, que se encontra hospitalizado em estado grave. Em seguida, outro dirigente, Luiz Queiroz, segue com a palavra dizendo que conta com o apoio do Ramalho, pois o mesmo tem muita ligação com o Waldemar e sabe bem dos projetos que estão em andamento.

Iniciando o debate, Ramalho é o primeiro líder a fazer uso da palavra, pedindo uma força de energias positivas para que o companheiro Waldemar se recupere log e possa voltar a ativa. Afirma mais uma vez que a grande preocupação é a falta de mão-de-obra qualificada no setor, sendo este o responsável pela maior alavanca econômica deste País e pede para que cada companheiro se comprometa a trazer mais um outro companheiro para esta discussão, o qual julga de suma importância, sendo que atualmente corremos o grande risco de termos mão-de-obra clandestina para suprir a falta de trabalhadores.

Continuando o debate, os demais companheiros fizeram uso da palavra, explanando os problemas atuais da categoria e do setor. Destas exposisões foram tirados encaminhamentos e será aguardado uma próxima reunião para este mesmo assunto.

terça-feira, 13 de abril de 2010

SintraConSP participa de passeata em favor das 40h semanais

Em conjunto com os sindicatos filiados a Força Sindical, os trabalhadores da Construção Civil realizam passeata para redução da jornada de trabalho, de 44h semanais para 40h semanais, sem redução de salários.

Contando com o apoio e a organização da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia e Tráfego - CET, a passeata saiu da Praça Charles Miller, no Pacaembu, e finalizou na Estação Trianon, na Paulista, diante do prédio da FIESP.

Ao entrar na Rua Dr. Arnaldo, em um gesto de respeito e solidariedade, os manifestantes que bradavam "40 horas já ou paramos o Brasil!", fizeram silêncio para não interferir com o barulho nos hospitais da região.

O presidente do SintraConSP e vice presidente da Força Sindical, Antonio de Sousa Ramalho, agradece e reconhece que este projeto só foi possível porque o Deputado Federal Paulinho (Paulo Pereira da Silva) teve a coragem de ir adiante, defendendo com seus ideiais o trabalhador. Acredita também que as 40h só virá se acontecer uma greve geral e parar não somente São Paulo, mas o Brasil também. "Com a redução da jornada, o trabalhador terá mais tempo para passar com a família, conversar mais com seus familiares, participar mais intensivamente da educação dos filhos, afastando eles do caminho dos entorpecentes. Reduzir a jornada, acima de tudo, é dar uma oportunidade maior à cidadania", finalizou o líder dos trabalhadores na Construção Civil.


O presidente da Força Sindical, o Deputado Federal Paulo Pereira da Silva, encerra a manifestação contando um breve histórico das lutas para redução da jornada de trabalho, que iniciou no governo de Getúlio Vargas, passando pela assembléia constituinte e agora entra em questão novamente. Paulinho mostra que dos 513 deputados, apenas 53 são líderes sindicais e 301 são ruralistas e empresários, sendo esta fração mais representativa contra o trabalhador. O líder sindical também ironiza o presidente do SESI, Paulo Skaf, que deverá ter seu nome como candidato ao Governo de São Paulo: "Ele (Paulo Skaf) quer ser governador, mas não tem coragem de receber o trabalhador que sustenta o Brasil". O Deputado ainda promete divulgar os nomes de todos os parlamentares que votarem contra a redução da jornada, já que estamos em ano eleitoral e o trabalhador precisa responder a altura, não reelegendo tais parlamentares.

Para completar o manifesto, trabalhadores aptos a negociar ficarão acampados na frente da sede da FIESP até que a mesma os receba.



Também estiveram presentes, entre outros, Cláudio Prado, Vereador de São Paulo (PDT); Cláudio Crê, presidente da Federação dos Metalúrgicos;Francisco Sales, vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos; Jorge Nazareno, presidente dos metalúrgicos de Osasco; José Pereira, presidente dos Metalúrgicos de Guarulhos; Paulo Ferrari, presidente do Sindifícios; Luiz Carlos Anastácio , Paçoca), presidente do Sind. Dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Barretos; Vanderlei Roberto dos Santos, secretário-geral do Sindicato dos Frentistas; Maria Auxiliadora dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Brinquedos; Eunice Cabral, presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco.


São Paulo, 13 de abril de 2010.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ramalho participa de almoço com Geraldo Alckmin

O almoço ocorreu na Churrascaria Radial Grill, promovido pela ABETA - Associação Brasil Transparente, em com junto com a Grande Loja Maçonica do Brasil - GLOB.

Em suas palavras, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, traçou um panorama do governo de José Serra, o qual fez parte como Secretário de Desenvolvimento, e ressaltou a importância das obras do Rodoanel, que quando da conclusão interligará de forma extraordinária o maior aeroporto do Brasil, o aeroporto de Cumbica, ao principal porto brasileiro, o Porto de Santos. Alckmin também citou o companheiro Ramalho, no momento em que fala sobre a falta de mão-de-obra qualificada no setor da Construção Civil, algo sempre citado nos discursos do líder do setor.



 
São Paulo, 12 de abril de 2010.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Debate sobre a qualificação na Construção Civil

Atendendo ao convite do SindusCon-SP, Ramalho ministra palestra voltada a empresários do setor da construção civil, na cidade de Santos - SP. O evento foi realizado no prédio do Centro Empresarial ASSECOB.
A construção civil promete fomentar o desenvolvimento sócio-econômico dos próximos anos, especialmente com os programas de habitação dos governos federal e estadual, e futuramente a Copa de 2014, somada com as Olimpíadas de 2016.


Ao apresentar o palestrante, o Haruo Ishikawa, vice-presidente do SindusCon-SP, explana sobre o currículo de Ramalho e diz que as pessoas não imaginam sobre a capacidade que ele tem de conhecer bem e debater quaisquer assuntos relativos ao setor.


Ramalho inicia sua apresentação traçando um panorama da construção civil e encerra de forma emocionada a sua perspectiva pessoal diante de seu trabalho: "Eu quero morrer trabalhando! E trabalhando para sociedade. Se pudermos trabalhar para uma sociedade mais justa e perfeita, com certeza levaremos bons frutos para posteridade.", conclui o presidente.

São Paulo, 08 de abril de 2010.

Ramalho presente na posse do novo Governador de São Paulo, Alberto Goldman

Ramalho presente na renúncia do Governador José Serra.

No dia 31 de março, Ramalho esteve presente na cerimônia de renúncia do Governador José Serra, para concorrer à presidência da República. Acompanhados do presidente do SintraConSP, Antonio de Sousa Ramalho, estiveram juntos dele cerca de 1500 trabalhadores do setor para prestar uma homenagem ao Governador. Na oportunidade, Ramalho concedeu entrevista a vários veículos de comunicação, dentre eles à revista inglesa Times Online.






Ramalho participa de debate sobre a inclusão do deficiente no setor.


Em um café da manhã, organizado pelo SindusCon-SP, foi exposto uma amostragem científica e experimental, sobre o Sumário Executivo do Estudo de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Construção Civil.
A mesa composta pelos dirigentes do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa e Maristela Honda, pelo presidente do SintraConSP, Antonio de Sousa Ramalho, e pelo superintendente do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, José Roberto de Mello.

Ao iniciar a exposição, Haruo projeta que a indústria da construção civil pode e também quer participar das questões do deficiente físico. Pede licença ao presidente do SintraConSP, Ramalho, e diz em nome das duas entidades que as mesmas estão sempre juntas na questão da responsabilidade social, pois este é um trabalho para toda a sociedade brasileira.

Em seguida deu início a apresentação do estudo, pelo superintendente de Comunicação e Relacionamento Institucional da ONG Horizontes, Guatiero Schlichting Piccoli, o qual fez uma explanação de forma objetiva e eficaz do sumário. Finda a mesma, a palavra retornou à mesa, onde Ramalho afirmou que há muito tempo o Brasil não olhava este trabalho com o deficiente: "Precisamos ver o quanto estamos devendo à sociedade. Temos que observar que o deficiente também quer trabalhar!".

Maristela Honda complementa as palavras do companheiro Ramalho dizendo que todo projeto sempre dá certo por conta das parcerias positivas que sempre são feitas entre as entidades. Resgatar a dignidade para que o deficiente não se sinta deficiente é o caminho correto, pois o verdadeiro deficiente é aquele que não tem disposição para o trabalho.

Encerrando o debate e a exposição, o superintendente do MTE, Mello, usa de suas palavras para dizer que o programa de aprendizagem, sempre lembrado por Ramalho, também deve ter por objetivo de qualificar o deficiente também como aprendiz, pois este trabalho exposto é um trabalho sério e altamente qualificado.

São Paulo, 01 de abril de 2010.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

3º ConstruSer - Um evento perfeito para o trabalhador e a família

Ocorreu em 27 de março o III Encontro Estadual da Construção Civil em Família, o ConstruSer, criado pelo SindusCon-SP (Sindicato das Indústrias da Construção de São Paulo) e apoiado pelo SintraConSP, com a finalidade de valorizar e incentivar a interação entre o trabalhador da construção civil e seus familiares.

O evento foi aberto às 9h, com a palavra do presidente do SESI, Paulo Skaf, que lembrou gentilmente dos voluntários que exercem a verdadeira cidadania neste momento. Em seguida, o presidente do SindusCon-SP, Sérgio Watanabe, fez uso da palavra, dando boas vindas e abrindo oficialmente o evento.

Com a palavra concedida ao presidente do SintraConSP, Antonio de Sousa Ramalho, o mesmo aproveitou o momento em que estava presente o presidente do SESI e enfatizou a necessidade de formar o aprendiz da construção civil, levando o SENAI para o canteiro de obras, tendo a certeza de ser ouvido por este grande empresário, Paulo Skaf. "A Construção Civil tem um potencial para 275 mil vagas, mas falta mão-de-obra qualificada, por isso a necessidade da formação", conclui Ramalho.


Ramalho também agradece a Maristela Honda, vice-presidente do SindusCon e idealizadora deste importante ato para família. Ressalta também a presença do Vereador Jamil Murad, um exemplo de político, que aceitou gentilmente o convite para participar da confraternização da família da construção civil.



Também estiveram presentes no evento, convidados especialmente pelo Ramalho, o Roque, animador do SBT, e Buiu, do programa A Praça é Nossa (SBT). Buiu diz que é primeira vez que participa de um evento deste porte e como isso é interessante para o trabalhador ter pelo menos um dia de entretenimento com a família. Roque, que já esteve em outros eventos do SintraCon, destaca de forma impressionada o carinho em que os trabalhadores tem com o líder Ramalho. Faz questão de transmitir o abraço de todos do SBT.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

54º CONGRESSO ESTADUAL DE MUNICÍPIOS

Ramalho participou do 54º Congresso Estadual de Municípios, no Centro de Convenções Circuito das Águas, na cidade de Serra Negra - SP, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM).

Em sua visita, Ramalho fez contatos com várias entidades do setor público e privado. Também teve a oportunidade de encontrar o amigo e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, atual Secretário do Desenvolvimento do Estado.

Serra Negra, 26 de março de 2010.