sábado, 20 de março de 2010

Saúde, Alimentação e Trabalhador

Ramalho participa da abertura do Seminário Saúde, Alimentação e Trabalhador, no SindusCon/SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo), mediado pelo Sr. Juarez Barros (DRT/SP). Além de Ramalho também compuseram a mesa o Sr. Haruo Ishikawa (SindusCon/SP), o Sr. Laércio Fernandes Vicente (vice presidente do SINTESP) e a Sra. Camila Varella Pires (nutricionista do Sesi/SP).


Ramalho considera muito oportuna a importância deste evento devido ao bom e crescente momento do setor, o qual deverá perdurar por pelo menos mais uns 15 anos, gerando ainda neste ano cerca de 200 mil vagas, apesar do déficit de mão de obra qualificada.


Em relação a alimentação do trabalhador, Ramalho lamenta que ainda nas obras existem as refeições separadas e diferenciadas de acordo com o cargo: uma para o engenheiro, outra para o administrador e muitas vezes a mais simples para o peão. "O mundo evolui, as coisas evoluíram, mas a alimentção é primordial! O trabalhador bem alimentado produz mais e melhor. Tendo uma orientação alimentar, a tendência é fluir mais ainda", complementa.


Ramalho aponta ainda uma estatísica negativa: de 2008 a 2009 o índice de acidentes de trabalho aumentaram em 21%, segundo a Previdência. "Isso se deve a sobrecarga de trabalho, que gera a dificuldade de concentração. Na cidade de São Paulo, considerando menos acidentes com morte, o crescimento foi maior: de sete mortes em 2008 para 23 mortes em 2009", justifica o lider dos trabalhadores na construção civil.

Encerrando sua participação, Ramalho agradece ao SindusCon e às empresas participantes do evento, sendo estas merecedoras de todo o respeito, pois estão no mínimo preocupadas com a qualidade de vida do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário