segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sindicato faz greve histórica contra mortes na Construção Civil

Milhares de trabalhadores da Construção Civil de São Paulo saíram às ruas hoje pela manhã (dia 20 de julho) para protestar contra o alto índice de acidentes fatais no setor, portando caixões, cruzes, faixas e cartazes. Nos últimos meses, foram contabilizadas nove mortes, por soterramento, quedas e fadiga de material.



Na opinião do líder da categoria, Antonio de Sousa RAMALHO, isso demonstra a falta de aplicação das normas regulamentadoras de proteção ao trabalhador por parte dos empresários: “Não acredito na palavra acidente, pois todos os casos computados, após criteriosa avaliação feita por técnicos de segurança, apontam para falha humana. Isso nos leva a crer que há absoluta ausência de conscientização quanto aos perigos que rondam os canteiros e, também, que os equipamentos utilizados estão sucateados. Hoje, a Construção Civil brasileira ostenta o desmoralizante título de o setor que mais mata em nosso País”.

O deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, acompanhou a manifestação e a entrega de um ofício, endereçado ao ministro do Trabalho Carlos Lupi, ao superintendente Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, José Roberto de Melo. O documento pede ao governo a urgente implantação de uma política nacional voltada à saúde e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário