segunda-feira, 24 de maio de 2010

Técnicos formandos do SINTRACOMOS recebem Ramalho

O presidente do SintraconSP, Antonio de Sousa Ramalho é convidado para palestrar aos formandos do curso técnico do SINTRACOMOS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos. Em mesma sessão também ocorreu palestra do ex-Secretário do Ministério do Trabalho e ex-Deputado Federal, Luiz Antonio de Medeiros.

Ramalho traça um panorama da situação atual da Construção Civil e fala das perspectivas futuras a curto, médio e longo prazo:

"A indústria da Construção Civil vem crescendo a cada dia. Temos ocioso 167 mil postos de trabalho e para o final de 2010 será cerca de 200 mil. Falta mão-de-obra qualificada, o que certamente ocasionará transtornos no setor. Santos é uma cidade que será privilegiada com as obras do Pré-Sal, sem contar com as obras para Copa de 2014, que segundo a FIFA deverão estar prontas até o final de 2013. Precisa haver uma pressão do Sindicato para a qualificação da mão-de-obra. Sabemos que 40,7% das contratações são não qualificados, o que fatalmente ocasiona mais acidentes, menor salário e menor qualidade nos serviços.

Eu tive o prazer e a oportunidade de trabalhar em alguns projetos com o Waldemar Oliveira, da CUT, o verdadeiro idealizador do PAC, mas infelizmente muita coisa não saiu do papel. De 1 milhão, somente 300 mil foram realizados.

A cada dia que passa precisaremos de pessoas audaciosas, pois a expectativa de vida não para de crescer. Visitando e atendendo ao convite do Presidente deste sindicato, tenho uma mensagem otimista: por mais 30 anos essa indústria da Construção Civil continuará crescendo. Devemos e continuaremos lutando pela PEC da Moradia Digna! Além de ter carteira assinada, o cidadão tem que ter casa para morar. O povo brasileiro precisa ter escola, mais escolas técnicas gratuitas para qualificação de mão-de-obra. Isso só se faz com vontade política.

Deixo aqui uma mensagem de esperança e otimismo aos formandos: vivemos no melhor país do mundo: um país sem terremoto, sem guerra, com um povo pacífico e daqui alguns anos estaremos fortemente exportando petróleo."

Ao meio de sua palestra, o Deputado Medeiros falou sobre motivação, esforço e persistência, mostrando experiências concretas de sua vida e seu aprendizado. Ao citar o companheiro Ramalho, Medeiros não poupa elogios ao mesmo: "Muitas coisas que a construção civil tem hoje se deve ao Ramalho, pois esse homem não se vende, não aceita propina; esse homem tem caráter e é de confiança!".

Também tomaram parte da mesa, como membros da direção do SINTRACOMOS, o presidente Geraldino Cruz Nascimento e os dirigentes Marcos Braz de Oliveira, o Macaé, e Bernardete Trajano.

Santos, 20 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário